Outubro Rosa

 01/10/2021


O grande objetivo dessa campanha é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama. É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida.

A atenção da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

Por que a conscientização é importante?

O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.

Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama é feita ao adotar um estilo de vida saudável. Por isso, é orientado ter uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras, a prática de exercícios físicos regulares, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro.

Entretanto, para prevenir eficazmente este câncer, é necessário realizar, de forma regular, a mamografia que deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Mulheres com fatores de risco para câncer de mama, como parentes de primeiro grau com câncer de mama ou de ovário com menos de 50 anos, devem fazer o rastreio 10 anos antes do primeiro caso na família.

Quais os principais sintomas e como prevenir?

Se durante o autoexame encontrar os seguintes aspectos, consulte um médico o mais breve possível:

  • Nódulos palpáveis na região das mamas e das axilas;
  • Região das mamas com aspecto áspero, similar à casca de laranja e alteração na pele que cobre o local onde foi encontrado algum nódulo.


O autoexame é a melhor maneira de prevenir a ocorrência do câncer de mama, pois permite o diagnóstico precoce da doença e aumenta a eficácia do tratamento.

Ele deve ser feito mensalmente a partir dos 20 anos de idade, no quinto dia após o final do fluxo menstrual.

Outro método importante de prevenção é a realização rotineira e com indicação de ginecologista, de mamografias.

Ter hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regularmente, ingerir pouca bebida alcoólica e não fumar podem ajudar na prevenção do câncer de mama.

Quais os fatores de risco da doença?

O câncer de mama geralmente afeta mulheres que estão acima dos 35 anos, mas os homens também podem apresentar a doença. Entre os principais estão:

  • Histórico familiar, principalmente quando algum parente de primeiro grau já teve a doença;
  • Mulheres que tiveram a primeira menstruação precocemente;
  • Mulheres que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos;
  • Mulheres que não tiveram filhos e que tiveram menopausa considerada tardia (depois dos 50 anos).

O câncer de mama é uma condição desafiadora e é consenso entre os especialistas que a mamografia associada a exames clínicos das mamas é a melhor estratégia de prevenção da doença. Lembrando que o exame deve ser realizado anualmente.

----------------------------
NEURO INTERV
Solicite uma consulta –
clique aqui
Ou ligue para: (41) 3338-8984 | (41) 9 9922-2888