Check-up neurológico: Qual a importância dessa rotina de prevenção?

 26/10/2021


Estar atento aos sinais que o corpo dá é fundamental para mantê-lo saudável por muito tempo. Para isso, a realização do check-up neurológico é fundamental no cuidado e prevenção de doenças que merecem atenção especial.

Assim como uma máquina, o nosso corpo envia sinais que apontam quando algo não está funcionando da forma como deveria. Muitas vezes esses sintomas passam despercebidos, o que é prejudicial e pode agravar situações resolvidas pelos médicos.

Para evitar complicações e manter a saúde em dia, o check-up neurológico deve ser realizado para que se possa verificar se está tudo bem, e se há algo que preocupe e mereça tratamento.


O que é o check-up neurológico?

O check-up neurológico é caracterizado por uma série de procedimentos feitos por um médico especialista na área para identificar e prevenir possíveis problemas no cérebro.

A prática envolve uma série de exames, como a angiorressonância, feita por um neurologista para encontrar doenças que possam provocar problemas neurocognitivos, falta de memória, aprendizagem e até mesmo prevenir o acontecimento de um AVC.

Como acontece o check-up neurológico?

Para que seja feita uma “varredura” completa, o check-up neurológico consiste em uma entrevista do médico para saber sobre o histórico familiar e também em uma bateria de exames.

Esses procedimentos são realizados para avaliar as condições gerais do cérebro e dar ao médico um panorama da situação. Entre os principais exames feitos em um check-up neurológico estão:

  • Hemograma
  • Ultrassom transcraniano
  • Angiotomografia
  • Ressonância magnética


Por que temos que fazer o check-up neurológico?

A prevenção é a melhor amiga da cura em muitos casos e no cérebro isso não é diferente. Quanto mais cedo os possíveis problemas forem encontrados, maiores as chances de serem resolvidos com sucesso.

Por causa disso, a realização do check-up neurológico deve ser feita para que o paciente descubra se está com alguma doença cerebral.

É por meio desses procedimentos simples que podemos identificar e tratar desde cedo alguns males como Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral e demais problemas cognitivos e de memória.

O check-up neurológico pode ser feito em qualquer parte da vida, mesmo em quem não apresenta sintomas graves. Pessoas com histórico familiar de doenças cerebrais podem fazer os exames ainda jovens, pois o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento adequado de algumas doenças.

Por conta disso, não há motivos para esperar algo acontecer. Comece o seu cuidado agora mesmo e veja como você pode cuidar da sua saúde desde já.

----------------------------
NEURO INTERV
Solicite uma consulta –
clique aqui
Ou ligue para: (41) 3338-8984 | (41) 9 9922-2888