Novembro Azul: Consciência coletiva da saúde integral do homem

 01/11/2021


Novembro Azul busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem.

A preocupação não é só com tumores, mas sim com todas as condições que podem afetar o bem-estar deles.

Novembro Azul é uma campanha que tem como principal objetivo alertar a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico do câncer de próstata.

Entretanto, a campanha vai além, buscando conscientizar sobre a necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas, infecções sexualmente transmissíveis e a saúde mental.

Saúde e bem-estar do homem

  •  Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;
  • Evitar o sobrepeso e a obesidade;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Manter em dia os exames de rotina;
  • Manter um comportamento sexual seguro;
  • Praticar atividades físicas;
  • Participar de atividade culturais e esportivas;
  • Realizar atividades ao ar livre;
  • Relacionar-se com pessoas agradáveis, como amigos e familiares.

Alimentação também previne o câncer de próstata

Alimentos inflamatórios como: frituras, alimentos industrializados e embutidos agravam o desenvolvimento de doenças, inclusive o câncer. Uma dieta rica em vegetais, hortaliças, frutas, sementes e grãos têm sido indicada como um fator de proteção e prevenção contra o câncer de próstata.

Tomate: Fonte de licopeno, um poderoso agente antioxidante, capaz de retardar as ações dos radicais livres e, prevenindo assim, o envelhecimento das células.

Alimentos à base de soja: O alimento possui genisteína, uma substância que aumenta a capacidade de autodestruição das células cancerígenas.

Oleaginosas: Castanha, amêndoas e nozes também possuem propriedades antioxidantes, protegendo e atuando na renovação das células. Responsáveis por fortalecerem o sistema imunológico, mantendo o corpo saudável.

Vegetais verdes escuros: Ricos em ácido fólico, substância que combate as ações dos radicais livres nas células, esses vegetais se tornam aliados na prevenção do câncer de próstata.

Exercícios físicos também ajudam na prevenção do câncer de próstata

Se exercitar vai muito além da aparência, está diretamente associado ao bem-estar físico e até mental, por isso, as atividades físicas são fundamentais em qualquer fase da vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, para manter o corpo saudável e ativo, é recomendado a prática de 30 minutos por dia, pelo menos 3 vezes na semana.

Pode ser uma caminhada, corrida, natação ou musculação - o importante é ativar o corpo e sair do sedentarismo, tornando essa orientação um dos pontos principais para prevenir não só o câncer de próstata como outros tipos da doença.

Diagnóstico precoce

Descobrir a doença em fase inicial, possibilita a chance de que o tratamento tenha êxito. Com o avanço da medicina, os exames e o tratamento vêm se tornando cada vez menos invasivos e mais precisos.

Como resultado, as taxas de cura em pacientes com doença precoce podem chegar até a 90% e com melhores índices de sobrevida.


----------------------------
NEURO INTERV
Solicite uma consulta – clique aqui
Ou ligue para:
(41) 3338-8984 | (41) 9 9922-2888



TAGS