Dia Internacional do Doador de Sangue

 25/11/2021


O Dia Internacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro e tem o objetivo de agradecer aos doadores voluntários e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue.

O penúltimo mês do ano foi escolhido para a data por preceder um período de baixos estoques nos bancos de sangue devido à aproximação das férias, comemorações de fim de ano e outros feriados prolongados.

💉 Quem pode doar?

Homens e mulheres entre 16 e 69 anos de idade, pesando mais de 50 quilos, podem doar sangue, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos.

💉 E para quem tem tatuagens e piercings?

Pessoas tatuadas podem doar sangue desde que a tatuagem tenha sido feita há, pelo menos, 12 meses. O mesmo vale para quem colocou algum piercing.

💉 Precisa estar de jejum para doar sangue?

Não. A recomendação é que a pessoa esteja bem alimentada, descansada e evite consumir produtos gordurosos três horas antes de doar sangue.

💉 Qual o intervalo entre uma doação e outra?

Homens devem esperar dois meses e mulheres precisam aguardar três meses.

💉 Quais precauções tomar após a doação?

A recomendações do Ministério da Saúde são evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de água, não fumar por duas horas, evitar bebidas alcoólicas por 12 horas, manter o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas, não dirigir veículos de grande porte, não trabalhar em andaimes e não praticar paraquedismo ou mergulho.

Logo após a doação, pode-se fazer um pequeno lanche.


Dúvidas frequentes:

❤ Quem doa sangue uma vez tem que continuar doando pelo resto da vida?
Não. O doador tem total liberdade para decidir quando e se tem interesse em doar.

❤ A doação deixa o sangue mais grosso?
Não. A doação de sangue não causa nenhum prejuízo à saúde do doador.

❤ A doação provoca anemia?
Não. O candidato a doação de sangue é avaliado antes de doar, com exames de sangue e avaliação clínica, para evitar que a doação cause algum mal ao doador.

❤ Doar sangue engorda ou emagrece?
Não. A doação de sangue não é capaz de influenciar no peso do doador.

❤ Mulheres menstruadas podem doar sangue?
Podem sim, se os valores do exame de sangue (hematócrito) não indicarem risco de anemia.

❤  Posso ficar sem sangue suficiente?
Não. Em cada doação, são coletados no máximo 450 ml de sangue, o que é menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto, por esse motivo só é permitida a doação por pessoas acima de 50 kg.

❤ Os doadores correm risco de contaminação?
Não. Todo material só é utilizado uma vez, é descartável.


Quais os impedimentos temporários para doar sangue?

Pessoas com febre, gripe ou resfriado devem esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue. Mulheres no pós-parto devem esperar 90 dias no caso de parto normal e 180 dias depois de cesariana. Quem teve diarreia recente e grávidas ficam um período sem contribuir. Mulheres que amamentam devem aguardar até 12 meses após o parto.

No caso de transfusão de sangue, deve-se esperar um ano. Pessoas que extraíram algum dente aguardam 72 horas e quem teve apendicite, hérnia, amigdalectomia ou varizes espera três meses.

Quais os impedimentos definitivos para doar sangue?

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade consiste em recusa definitiva do doador.

Outras proibições incluem evidência clínica ou laboratorial de aids, vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.

Onde posso doar sangue?

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os hemocentros.

Há critérios que permitem ou impedem a doação de sangue, eles são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.


A doação é um ato voluntário!

A doação de sangue é um ato voluntário, ou seja, a pessoa doa o próprio sangue por livre e espontânea vontade, sem qualquer tipo de recompensa.

----------------------------
NEURO INTERV
Solicite uma consulta –
clique aqui
Ou ligue para: (41) 3338-8984 | (41) 9 9922-2888